Início » Autores » Paulo Leminski – Melhores frases e mensagens do autor para compartilhar

Paulo Leminski – Melhores frases e mensagens do autor para compartilhar

Paulo Leminski é o típico escritor que até quem não é fã de leitura, gosta. Confira as melhores frases de Paulo Leminski aqui no "Frases"!

Se acaso não sabe quem é Paulo Leminski, saiba que, com certeza, já leu algum de suas frases por aí e nem imagina. Afinal, esse talentoso escritor é um dos mais conhecidos e admirados pelos brasileiros, o que torna comum o compartilhamento de suas obras.

Conhecido por sua escrita singular, Paulo está na lista dos mais famosos e aplaudidos escritos, entretanto, ao contrário de muitos, coleciona outros títulos e nomeações, como poeta, crítico literário, acadêmico e tradutor – um currículo de dar inveja, não é mesmo? Então relembre as melhores citações do autor nos trechos separados aqui.

Breve história do escritor

Nascido na cidade de Curitiba, Paulo Leminski Filho, como foi registrado, nasceu fruto do relacionamento entre Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes e, ainda quando criança, já demonstrava interesse pelos estudos e desejo por conhecimento.

Além disso, as pessoas acreditam que Leminski nasceu com o dom de traduzir com palavras os mais diversos momentos e sentimentos, por isso, buscam constantemente por seus frases, poemas e citações.

De acordo com sua biografia, Leminski sempre despertou a curiosidade das pessoas (e até mesmo o espanto) em relação ao seu sonho de aprender sempre mais, comportamento que aperfeiçoou ainda mais suas vivências intelectuais, culturais e geniais.

Frases de Pauto Leminski

Paulo Leminski foi um dos poetas mais icônicos e multifacetados do Brasil. Com raízes japonesas, africanas e polonesas, sua ancestralidade trouxe uma rica mescla cultural que se refletiu em sua obra. Leminski foi não apenas poeta, mas também tradutor, ensaísta e professor.

Seus escritos muitas vezes combinam erudição com linguagem cotidiana e formas não convencionais, o que os torna acessíveis e profundos ao mesmo tempo. Suas frases, repletas de lirismo e perspicácia, oferecem reflexões sutis sobre a vida, o amor e a existência, tornando-o uma voz inconfundível na literatura brasileira.

  •  “O destino quis que a gente se achasse, na mesma estrofe e na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase”;
  • “Amor, então também, acaba? Não, que eu saiba. O que eu sei é que se transforma numa matéria-prima que a vida se encarrega de transformar em raiva ou em rima”;
  •  “Haja hoje para tanto ontem”;
  • “Num ouvido, escrito: “entrada”, noutro ouvido, escrito: “saída”;
  • “Nunca cometo o mesmo erro duas vezes, já cometo duas, três, quatro, cinco, seis, até esse erro aprender que só o erro tem vez”;
  • “Basta um instante e você tem amor bastante”;
  • “Tudo o que eu faço, alguém em mim que eu desprezo, sempre acha o máximo”;
  • “A vida não imita a arte, imita um programa ruim de televisão”.
Frases Paulo Leminski Frases Paulo Leminski Frases Paulo Leminski Frases Paulo Leminski Frases Paulo Leminski Frases Paulo Leminski

Frases de Paulo Leminski do “Toda Poesia”

“Toda Poesia” é uma das coletâneas mais emblemáticas de Paulo Leminski, reunindo grande parte de sua produção poética. Lançado em 2013, este compêndio captura a essência de sua trajetória literária, desde seus primeiros poemas até os últimos escritos.

Dentro deste universo, as frases de Leminski revelam sua maestria em condensar sentimentos e pensamentos em poucas palavras. Cada frase deste livro pode ser considerada um universo em si, oferecendo ao leitor uma imersão na mente criativa e inovadora do poeta. O leitor é levado a refletir sobre temas universais, mas sempre sob uma ótica singular, que apenas Leminski poderia oferecer.

  • “Este dia, Este perverso dia, Que veio depois de ontem.”
  • “Minha mãe dizia: – ferve, água! – frita, ovo! – pinga, pia! e tudo obedecia.”
  • “Que será que tem lá embaixo, que a pedra tomba tão fácil?”
  • “Pedirem um milagre nem pisco, transformo água em água e risco em risco”.
  • “Prazer de pura percepção, os sentidos sejam a crítica da razão.”
  • “Eu te fiz agora, sou teu deus poema, ajoelha e me adora.”
  • “você me amava disse a margarida, a margarida é doce, amarga é a vida”.

Frases curtas de Paulo Leminski

Paulo Leminski era mestre em dizer muito com pouco. Sua habilidade de sintetizar pensamentos profundos em poucas palavras é evidente nas suas frases curtas. Estas pérolas literárias são tanto reflexo da aguda observação de Leminski sobre o mundo ao seu redor quanto do seu talento inato para a concisão.

Com um toque de humor, ironia ou melancolia, suas frases curtas são cápsulas de sabedoria e poesia que nos convidam a pausar e refletir sobre a vida em toda sua complexidade e beleza. Sem dúvida, são testemunhos da genialidade deste poeta que soube, como poucos, jogar com as palavras e emoções.

  • “Ver é violento, que golpe aplicar no vento?”
  • “Saber é pouco, como é que a água do mar entra dentro do coco?”
  • “Esse voo, ao vento que mais dói, eu voo.”
  • “Brisa quente, quem te precisa presente.”
  • “Quem me dera, até para a flor no vaso um dia chega a primavera”.”
  • “Estrela cadente eu olho, o céu partiu para uma carreira solo.”
  • “Cemitério municipal, reina a paz e a calma em todo território nacional.

Encontrou alguma que traduza exatamente o que você pensa e acredita? Pois é, dizem por ai que Paulo Leminski tem mesmo esse poder de tocar na alma e permitir que reflexões sejam iniciadas.

É sempre bom encontrar alguém que, ainda distante, saiba como estamos nos sentindo, não é mesmo? Por isso, acompanhe sempre os nossos posts, trabalhamos incansavelmente para produzir os melhores conteúdos para você, como este, com todas as mais usadas frases de Paulo Leminski.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Frases de Mario Quintana para mensagens, fotos e status

Comente